Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte está de volta

O mais antigo e tradicional prêmio de literatura do país está de volta. A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), anunciou a retomada do concurso no dia 14 de dezembro de 2012. A volta do prêmio, que havia sido paralisado, ocorreu graças ao movimento iniciado pelo Coletivo 21 e que ganhou a adesão de escritores e profissionais do mercado editorial por meio de uma mobilização iniciada na internet.

O Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte vai premiar obras inéditas (R$ 50 mil por categoria), de autores brasileiros, nas categorias Conto, Dramaturgia, Poesia e Romance. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de março de 2013. O regulamento está disponível para consulta no site da FMC (www.pbh.gov.br/cultura).

O Coletivo 21 foi convidado para a cerimônia de lançamento do edital do prêmio. “Neste momento não represento apenas os vinte autores do Coletivo 21, mas também mais de duas centenas de nomes, entre escritores e profissionais da cadeia criativa do livro, que estiveram ao nosso lado na mobilização pelo retorno dos concursos literários realizados pela municipalidade”, afirmou Adriano Macedo, coordenador do Coletivo 21, convidado a dizer algumas palavras na solenidade. A seguir, os principais pontos do discurso:

“Um atributo fundamental das políticas públicas é a garantia de continuidade. E este prêmio não é importante apenas por ser o mais antigo e tradicional do país, e por ter premiado e revelado poetas, contistas, romancistas, ensaístas e dramaturgos que se tornaram importantes no cenário brasileiro. Além de consagrar talentos literários, concursos como o Cidade de Belo Horizonte também ajudaram a promover os seus realizadores, servindo de instrumento para reforçar nacionalmente a imagem da cidade e a reputação de secretários e prefeitos como gestores públicos sensíveis no trato com a cultura e a educação.”

“Ações desta natureza transmitem a mensagem de compromisso com os autores que refletem o mundo contemporâneo, a preocupação com a perenidade do ‘fazer literário’, o incentivo à leitura e a democratização do conhecimento, além de fortalecer o principal elo da cadeia produtiva do livro, ou seja a criação.”

“Participar deste momento, que é o resultado de um movimento coletivo, nos estimula a participar de maneira colaborativa e efetiva com a política da cidade voltada para a literatura.”

“O grupo Coletivo 21 se sente realizado por ter contribuído com a cidade para a retomada do concurso literário e nos colocamos à disposição para ser um dos interlocutores da sociedade civil para a construção das políticas para a áreas, especialmente o Plano Municipal de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.”

“Gostaria de ressaltar também a importância do concurso João-de-Barro, especialmente numa cidade que é polo de criação e produção de literatura destinada às crianças e jovens. É de fundamental importância que os dois concursos sejam definitivamente incluídos no calendário literário anual da cidade. “

“Gostaria ainda de remarcar, uma vez mais, a proposta do Coletivo 21 para que o Cidade de Belo Horizonte seja tombado como patrimônio cultural e espiritual da nossa cidade, especialmente num momento em que o prêmio completa 65 anos.”

“Mesmo que algumas pessoas a considerem a menos popular das artes – do ponto de vista comercial -, há que se reconhecer que a literatura perpassa a construção e a manutenção do imaginário regional e nacional, sendo, por isso mesmo, fundamental para firmar a identidade cultural dos povos, principalmente em tempos de globalização. Da oralidade ao texto impresso, em forma de livro ou adaptada para teatro, televisão e cinema, a literatura capta, registra e manifesta o modo de ser, agir e pensar do povo que a originou.”

 

 

Compartilhar este!

Assine nosso feed RSS. Tweet isso! StumbleUpon Reddit Digg isso! Bookmark on Delicious Compartilhe no Facebook

Deixe uma resposta

*

*

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *